sexta-feira, 8 de julho de 2011

O NÃO JULGAMENTO


O NÃO JULGAMENTO




— Vou contar uma pequena história de uma sabedoria milenar para tentar tornar isso mais compreensível.

“Havia um velho muito pobre que vivia em um reino muito rico. Este homem possuía apenas um filho e um cavalo magro e doente. Os habitantes do reino costumavam citá-lo como exemplo de fracasso para os filhos e estes, maldosamente, zombavam do velho que só fazia responder:

‘Se isso é bom ou se é ruim, eu não sei... Sei apenas que possuo só um filho e um cavalo.’

“‘É louco esse velho’”, gritavam as crianças, ‘como é que não sabe que isso é ruim?’

“Um dia o cavalo do velho fugiu, e todas as pessoas vieram falar com ele. ‘Velho, que azarado você é!’ ‘Seu único bem desapareceu’, diziam uns. ‘É castigo por outras vidas’, diziam outros.

“A todos, o velho apenas respondia:

‘Se isso é bom ou se é ruim, não sei... O que sei é que tinha um cavalo que fugiu e agora possuo somente o meu filho.’

“Passou o tempo e um belo dia o cavalo do velho reapareceu inesperadamente, trazendo atrás dele quarenta cavalos selvagens que se amontoaram no estábulo do velho.

A população correu para sua casa na ânsia de constatar o fenômeno. ‘Velho que homem sortudo você é! Sem fazer nada, tornou-se o homem mais rico do reino. Deus te abençoou!’

“E ele apenas respondia aos comentários:

‘Se isso é bom ou é ruim, não sei... O que sei é que tinha apenas um filho e um cavalo, que um dia fugiu e agora voltou me trazendo quarenta cavalos selvagens.’

“Passou-se mais um tempo. Um dia, o filho do velho amansando um dos cavalos para vendê-lo na feira, levou um tombo e fraturou seriamente as pernas tornando-se um aleijado para sempre.

“‘Velho, velho’, correu atrás dele o povo, ‘de que adianta ter tanto dinheiro? Seu bem maior, que é o seu filho, aí está para sempre impossibilitado de amansar os cavalos. Você deve ser muito mau e foi castigado por Deus!’

“E o velho respondia:

‘Se isso é bom ou se isso é ruim, eu não sei. Apenas sei que tinha um filho e um cavalo fujão, que um dia voltou trazendo com ele quarenta cavalos selvagens. Ao amansar um deles, meu filho caiu e ficou aleijado...

“E o tempo correu ao passar, e esse reino entrou em guerra com o reino vizinho; todos os jovens foram chamados para a guerra e embarcaram orgulhosos com as lindas fardas e as botas reluzentes, menos é claro, o filho aleijado do velho.

“Ao perceberem o velho, que observava de longe acompanhado pelo filho manco, gritaram: ‘Você jamais terá o orgulho de ver o seu filho fardado e muito menos com o peito coberto de medalhas! Apesar do dinheiro, o destino de vocês é muito pobre.’

“‘Se isso é bom ou se isso é ruim, eu não sei. Apenas sei que’...

“E mais uma vez correu o tempo. O reino perdeu a guerra cobrindo-se de luto; os jovens, massacrados, nunca mais voltaram para alegrar a cidade.

“E todos foram à casa do velho: ‘Velho, velho, que homem de sorte! Tens um filho aleijado, mas ele aí está para te amar e alegrar, e nós perdemos os nossos’

“Balançando a cabeça, o velho apenas dizia:

‘Se isso é bom ou se é ruim, eu não sei; apenas posso dizer que eu tinha um filho e um cavalo que um dia fugiu de casa e’...”

Zul e Ula permaneceram em silencio durante um bom tempo, sentados na relva e recostados nas rugas ásperas de um pinheiro, admirando a paisagem.

Rompendo o silêncio, Zul perguntou:

— Mas eu não entendi bem a moral da história: o velho era tão resignado diante do que acontecia a ele... É assim que devemos ser? Que emoção dele provocava aquelas ações todas?

— O velho simplesmente possuía a sabedoria de não julgar os eventos que não podia controlar, deixando a vida agir.

E diante da expressão de espanto dele, ela explicou rindo:

— A crença do velho era a de que do mesmo jeito que os rios correm para o mar, a vida tende a dar certo! O que sempre precede a ação é a emoção derivada de um pensamento que teve sua origem em alguma crença."

___________________________________
 
Texto do livro "ZUL - O AVESSO E O DIREITO"
Editora RAI

autora: Anna Sharp
__________________________________


VIDEO: Bring Me Sunshine

Quando mudamos a sintonia para a alegria, o amor, etc....
tudo fica mais iluminado!

E você, ESCOLHE o que?

Velha Energia ou Nova Energia?

3D ou 5D?

Preto&Branco ou Arco Iris  ?
:o)

Grata à Marlene Cunha pelo envio do video.
Stela


LINK YOUTUBE


LUZ!
STELA
             

Um comentário:

  1. É tudo tem o seu propósito, o julgamento não é nada mais da forma como vemos determinados acontecimentos, baseando nas nossas crenças.

    ResponderExcluir