quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

DESMISTIFICANDO A MEDITAÇÃO


DESMISTIFICANDO A MEDITAÇÃO



Mente sem agitação é meditação.
Mente no momento presente é meditação.
Mente que não tem hesitação, nem antecipação é meditação.
A Mente que voltou para a fonte é meditação.
Mente que se torna não-mente é meditação.

Quando você pode descansar?
O descanso só é possível quando cessam todas as outras atividades.

Quando você pára de se mexer, quando você pára de trabalhar, pensar, falar, ver, ouvir, cheirar, sentir gosto, quando todas estas atividades cessam, você descansa.

Quando todas as atividades voluntárias são interrompidas, você consegue descansar ou dormir.

No sono você é deixado apenas com atividades involuntárias como respirar, o batimento do coração, digestão de comida, circulação do sangue, etc. Mas isto não é descanso total. Quando a mente repousa, só então o descanso é completo, a meditação acontece.

O que significa foco?

Estar preenchido no momento, estando centrado, olhando para o mais alto e permanecendo naquele espaço de paz, é foco.

Ausência de paz significa ausência de foco.

Quando você está em paz, o foco já está acontecendo.
Da mesma forma, se você foca, você alcança a paz.

Olhe para sua própria vida.
Você fica infeliz quando não tem as coisas que você queria e também fica infeliz quando as tem!

Por exemplo, se você tem dinheiro, existe preocupação. Você fica com medo ou preocupado com o que fazer com este dinheiro, se investi-lo ou não. Se você o investe você fica preocupado se está valorizando ou desvalorizando ou fica ansioso com a flutuação do mercado de ações.

Se você não tem dinheiro, você também fica preocupado.

Liberação é aquela liberdade total em que você não fica preocupado quando as coisas estão lá e também quando elas não estão lá.

A verdadeira liberdade é a liberdade do futuro e a liberdade do passado.

Quando você não está feliz no momento presente, então você deseja um futuro brilhante. Desejo simplesmente significa que o momento presente não está certo. Isto traz tensão à mente.

Todo desejo produz um estado febril.
Neste estado, meditação está longe de acontecer.

Você pode sentar com os olhos fechados mas os desejos continuam surgindo, pensamentos continuam vindo, você se ilude que está meditando, mas na verdade você está sonhando acordado!

Enquanto alguns desejos permanecerem em sua mente, você não consegue estar em repouso total.

Krishna diz no Bhagavad-Gita, "Você não consegue estar em Yoga (união consigo mesmo) a não ser que você abandone os desejos ou anseios em você. Enquanto você estiver preso em algum planejamento, sua mente não descansará. Cada desejo ou ambição é como uma partícula de areia nos olhos! Você não consegue fechar ou manter os olhos abertos com uma partícula de areia dentro deles, de qualquer forma é desconfortável."

Desapaixonamento é remover esta partícula de areia do olho de maneira que você possa abri-lo ou fechá-lo livremente!

A outra maneira é aumentar seu desejo ou torná-lo tão grande, daí ele também não vai lhe aborrecer. É uma partícula pequena que irrita seus olhos, uma pedra grande ou uma rocha jamais irá entrar em seus olhos!

Veja a partir da sua própria experiência. Se você for para a cama com alguma inquietação, agitação ou desejo, você não vai dormir profundamente. No nível superficial parece que já não estão lá há algum tempo, mas estes planos e ambições ainda estão na mente.

Pessoas muito ambiciosas não conseguem ter um sono profundo porque a mente, lá dentro, não está livre. Quanto mais você está ansioso em fazer alguma coisa, mais difícil se torna para dormir.

Antes de dormir, simplesmente deixe ir tudo, somente assim você conseguirá descansar.

Por que não fazer isto a todo momento?

Quando você se sentar para meditar, deixe ir tudo. A melhor maneira de fazer isto é sentir, "o mundo está desaparecendo ou dissolvendo... Eu estou morto!". A menos que você esteja morto, você não pode meditar!

Para muitos, a mente não sossega mesmo após a morte.
Sábios são aqueles que podem acalmar sua mente enquanto vivos!

Desejos surgem, ao invés de se segurar neles ou sonhar acordado, ofereça estes desejos; isto é meditação. Você não tem qualquer controle sobre seus desejos. Mesmo que você diga "Oh, desejo é a causa da miséria. Eu não deveria ter desejos, quando ficarei livre dos desejos?", isto é outro desejo!

Então, à medida que aparecem, reconheça-os e deixe-os ir.
Este processo é chamado "Sanyas".

Quando você oferece tudo o que aparece, à medida em que aparece em você, você permanece centrado e nada poderá sacudi-lo. De outra forma, pequenas coisas irão abalá-lo e deixá-lo triste e arrependido. Apenas algumas palavras aqui e ali podem deixá-lo triste.

A vida ensina a você a arte de deixar ir em cada evento.

Quanto mais você tiver aprendido a deixar ir de forma alegre, mais livre você será. Quando você aprende a deixar ir, você se torna feliz e à medida que você começa a ser feliz, mais será dado a você. Enxergar os seus desejos e se dar conta de que eles são vãos ou que não são nada grande, isto é maturidade ou discriminação.

No que é que você pode se segurar?
Você não pode nem mesmo se segurar eternamente em seu corpo!

Por mais que você cuide dele, ainda assim, um dia ele dirá adeus a você! Sem qualquer aviso prévio você será forçadamente expulso deste mundo! Qualquer coisa que possa planejar, qualquer coisa que possa fazer, seu destino final é o túmulo!

Você vive como um homem bom ou um homem mau, você chora ou ri, qualquer coisa que faça, todo mundo vai para o túmulo. Seja você um santo ou um pecador, você irá para o túmulo. Seja rico ou pobre, inteligente ou estúpido, você irá para o túmulo. Seja você amado ou odiado, você irá para o túmulo. Se você ama alguém ou odeia todo mundo, você irá para o túmulo.

Pacientes morrem, médicos também morrem. Aquele que perdeu as guerras foi para o túmulo, assim como o que ganhou foi para o túmulo. Esta é a palavra final!

Tenha a visão do final.
Antes de o corpo deixá-lo, aprenda a deixar tudo.
Isto é liberdade.

Com desapaixonamento, você pode aproveitar o mundo com liberdade e pode relaxar e se sentir aliviado de forma natural. Desapaixonamento pode trazer tanta alegria à sua vida. Não pense que desapaixonamento é um estado de apatia. Desapaixonamento é algo cheio de entusiasmo, traz toda a alegria à sua vida e permite que você descanse realmente.

Quando você sai de uma meditação profunda, você se torna muito mais dinâmico e poderá agir melhor. Quanto mais profundamente você for capaz de descansar, mais dinâmica será sua atividade. Mesmo que o descanso profundo e a atividade sejam valores opostos, eles são complementares.

O que você está procurando?
Você procura alguma grande alegria?
Você é alegria!

Vou lhe dar um exemplo.

Você já viu cachorros mordendo ossos?
Você sabe por que eles mordem ossos?

Ficar mordendo aquele osso duro cria feridas no interior da boca do cachorro. O próprio sangue sai e o cachorro acha o osso muito saboroso! Depois de algum tempo sua boca está toda machucada. Pobre cachorro passou o tempo todo mastigando o osso sem tirar nada dele!

Toda alegria que você experimenta na vida provém da profundidade de seu ser quando você abandona tudo no que está se segurando e se estabelece centrado naquele espaço, isto é meditação.

Na realidade meditação não é um ato, é a arte de não fazer nada!

O descanso na meditação é mais profundo do que o sono mais profundo que você possa ter, porque na meditação você transcende todos os desejos. Isto traz grande "frescor" ao cérebro. É como colocar em ordem, arrumar todo o complexo corpo-mente.

Meditação é abandonar a raiva do passado, os eventos do passado e todos os planos para o futuro.

Ficar planejando constantemente impede que você mergulhe profundamente dentro de si mesmo. Meditação é aceitar o momento e viver todos os momentos de forma plena e profunda. Apenas este entendimento e alguns dias de prática de meditação podem mudar a qualidade de sua vida.

A melhor comparação dos três estados de consciência - acordado, dormindo e sonhando - é com a natureza. A natureza dorme, acorda e sonha! Isto acontece em uma escala magnífica na existência e acontece em uma escala diferente neste corpo. O estado de alerta e o sono são como o nascer do sol e a escuridão. O sonho é como o pôr do sol entre eles.

E meditação é como o vôo para o espaço, onde não há pôr do sol, nascer do sol, nada!

Sri Sri Ravi Shankar


LUZ!
STELA  

Nenhum comentário:

Postar um comentário