segunda-feira, 8 de setembro de 2014

UNIVERSOS PARALELOS


UNIVERSOS PARALELOS
Estamos vivendo em mundos alternativos, afirma teoria da Física.


A interpretação de muitos mundos (IMM) da física quântica propõe a existência de múltiplos “universos paralelos”.

Essa teoria foi formulada inicialmente por Hugh Everett na tentativa de explicar alguns processos não determinísticos na mecânica quântica.

Foi graças à mecânica quântica que sabemos que a matéria assume as propriedades de partículas e ondas, o que sugere também, que o universo (pelo menos em certa escala) parece ser completamente confuso, nebuloso e possivelmente aleatório.


Embora várias versões de IMM tenham sido propostas desde o trabalho original de Everett, todas as ideias compartilham dois pensamentos chave.

O primeiro deles é a existência de uma função-estado para todo universo, o qual obedece a uma equação de Schrödinger, no qual não há processo de colapso de onda. O segundo pensamento é que o estado universal é uma sobreposição quântica de vários, possivelmente infinitos, estados de universos idênticos e paralelos que não se comunicam entre si.

O postulado de Everett, baseado na mecânica quântica, sugere que parecemos viver num mundo determinístico (ou seja, um mundo racional, compreensível) que contém alguns elementos não-determinísticos. Everett trabalhou para conciliar o micro com o macro, compreendendo o caso no qual nenhuma divisão arbitrária precisa ser invocada para delinear os dois reinos.

Ele considerou a função de onda universal - uma lista matemática de cada configuração única de um objeto quântico, como um átomo de hidrogênio. É uma descrição de todas as configurações possíveis de cada partícula elementar única no universo (que é uma grande lista). O que Everett fez foi aplicar a equação da função de onda de Schrödinger para todo o universo - o que agora é conhecido como o Postulado de Everett.

Everett também argumentou que a medida de um objeto quântico não o força a um estado compreensível ou a outro estado. Ao contrário, o universo acaba se dividindo, ou se ramificando, para que cada possível desfecho da medida, o universo, literalmente, se divida em mundos distintos para acomodar cada resultado único possível.

A interpretação de muitos mundos contrasta nitidamente com a interpretação de Copenhagen, que é um ramo da física que diz que a mecânica quântica não pode produzir uma descrição coerente da realidade objetiva. Em vez disso, podemos apenas lidar com as probabilidades de observar ou medir vários aspectos de energia quanta.

De acordo com Everett, um “mundo” é complexo e casualmente conectado a um subsistema que não interfere significativamente com outros elementos de superposição maior. Estes “mundos” podem ser chamados de “universos”.

Esta é uma teoria metafísica que altera radicalmente a nossa compreensão do universo e nosso lugar nele. Se for verdade, o universo é composto de uma série de constantes evoluções que se ramificam para acomodar todas as possibilidades. Isto significa que a versão de você, ou do que você acha que é você, está na verdade se ramificando em outras histórias alternativas.

Já imaginou isso?

Uma versão de você mesmo vivendo em um mundo paralelo diante de uma das inúmeras realidades alternativas?

Então, você, que aparentemente parece ser único e vive de momento em momento, é na verdade um fluxo perpétuo de multiplicação de experiências, onde não há apenas uma linha do tempo. Em vez disso, há muitas linhas do tempo para muitos mundos.

Isso significa que todas as possíveis histórias alternativas e futuros que você imagina que poderia acontecer com você, mas que você acha que não aconteceram, na verdade foram e são reais.

Em outras palavras, de acordo com a IMM poderia haver um número infinito de universos e que tudo o que poderia ter acontecido em nosso passado, de fato aconteceu, não conosco, mas sim no passado de “outro você” nestes mundos alternativos.

Interessante, não?

Por favor, respeite todos os créditos ao compartilhar
http://stelalecocq.blogspot.com/2014/09/universos-paralelos.html
Fonte: Jornal da Ciência



Nota Stela - eu gosto muito de um filme chamado "O Confronto", com Jet Li, onde a ação do filme se passa em universos paralelos. 

Eu recomendo, para quem quiser ter uma noção de como é.

LUZ!
STELA

3 comentários:

  1. po muito show ja sabia disso ja passo no futurama quando eles entrao numa caixa que leva eles pra universos paralelos muito legal isso ai ne que interressante , e quando voce muda de dimenção voce escolhe duas pra ser quem voce quer ser

    ResponderExcluir
  2. Assistam o seriado fringe tbm trata desse tema , mto legal

    ResponderExcluir
  3. Grata pela dica Lucinelly!

    Essa serie tem num site onde sempre assisto séries... ;)

    para quem quiser, aqui vai o link:

    http://megafilmeshd.net/series/fringe.html

    Luz!!

    ResponderExcluir